“Dom Bosco” recebe alunos no Salesiano de Resende

Principal
  • Seção
    Nas escolas
  • Publicada em:
    08/02/2013
  • Fonte:
    Diego Gavazzi.

O Instituto São José, colégio salesiano de Resende-RJ, delegou a tarefa de recepcionar os alunos na volta às aulas a uma pessoa muito especial: São João Bosco. Em uma porta de vidro da portaria da escola foi afixado um adesivo: uma montagem que traz a casa do santo na Itália e a imagem usada no cartaz da Estreia Salesiana de 2013, com São João Bosco sorrindo e de braços abertos. Uma seta apontando para a casa traz a frase “Essa é a casa onde São João Bosco viveu ...”. Do lado direito, apontando para a porta por onde entram pais, alunos e educadores, a inscrição: “... e esta é onde ele vive até hoje. É sua casa também, pode entrar. Seja muito bem-vindo”.

O assessor de pastoral da escola, Gustavo Mendes, explica a ideia da peça: “Queremos ser uma extensão do lar de nossos alunos, eles precisam se sentir à vontade para aprender, esse é um dos primeiros aspectos da pedagogia salesiana. Além disso, buscamos com isso reforçar a missão salesiana, por isso é o próprio São João Bosco quem acolhe os estudantes como pai e pastor, um pai carinhoso, mas ao mesmo tempo firme quando preciso, para que seja cumprida a missão de educar e evangelizar a juventude”, afirma o educador. Padre Vicente Rigolon, responsável pela pastoral do colégio, reforça o objetivo da mensagem: “É São João Bosco chamando os jovens para entrar, mostrando que aqui também é a casa deles e que ele ainda hoje vive em cada educador”, destacou o sacerdote.

A imagem impressiona pais e alunos que entram na escola, com 2,1 metros de altura por 2,4 de largura, ocupando duas folhas da porta de vidro. “Muitos pararam para tirar fotografias em frente ao adesivo, ficavam ao lado de São João Bosco e pediam para enquadrar a foto de forma que desse a impressão de que estavam na casa onde ele morou na Itália”, disse o recepcionista Vanderley de Oliveira. A aluna Isadora Viana, do 8º ano, encantou-se com a novidade: “Gostei muito, achei criativo e me senti acolhida quando cheguei ao colégio e me deparei com São João Bosco me recebendo de braços abertos”, disse a estudante.

principal_2

COMENTÁRIOS

faça um comentário

Obrigado pelas palavras Ângela! Estamos juntos nesse trabalho de educação e evangelização dos jovens, unidos na missão de Dom Bosco!

Comentário feito por Diego Gavazzi em 11/02/2013

Diego Gavazzi, a quem conheço desde muito tempo, ex aluno, ex funcionário com dedicação exclusiva e agora assessor de comunicação, é verdadeiramente uma prata da casa. Inteligente,talentoso, criativo, bom pai, bom marido, bom amigo, é uma pessoa de fácil trato e muito simpático. Merece todo o reconhecimento por seu trabalho primoroso e dedicado. Parabéns, Diego, que você possa continuar brilhando e nos brindando com seu talento, amizade e acolhimento!

Comentário feito por Angela Alhanati em 09/02/2013