Rede Salesiana participa da BETT 2013

Principal Esteban Lorenzo, diretor de tecnologia da Edebe Espanha, Cintia Lapa, assessora da Rede e diretora editorial da Edebe-Brasil, Ruy Lapa Jr, assessor comercial da Edebe Brasil, e Antonio Garrido, diretor geral da Edebe Espanha.
  • Seção
    Geral
  • Publicada em:
    06/11/2013
  • Fonte:
    Assessoria de Imprensa RSE.

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, foi realizada em São Paulo a edição latino-americana da BETT (British Education Training and Tecnology), considerada a maior feira de tecnologia educacional do mundo. A Rede Salesiana de Escolas e a editora Edebe-Brasil (fruto da parceria entre a Rede Salesiana Brasil e a editora Edebé-Espanha) participaram do evento, que teve como público-alvo representantes dos ministérios, secretarias e redes de educação da América Latina.

“A participação da Edebe significou a consolidação do seu projeto digital destinado inicialmente à Rede Salesiana de Escolas”, afirmou Cintia Cristina Bagatin Lapa, assessora responsável pelo Editorial Digital da RSE e diretora editorial da Edebe-Brasil. O estande da Edebe contemplou a apresentação da plataforma de gestão acadêmica e pedagógica “Esemtia” e também a plataforma que irá disponibilizar o Material Didático Digital (MDD) da Rede. “Foram realizadas demonstrações, em tempo real, de todas as funcionalidades e possibilidades de integração entre as tecnologias desenvolvidas especialmente para a RSE. Tivemos um retorno positivo dos participantes, que pontuaram o projeto como sendo o único do Brasil efetivamente digital”, completa Cíntia.

 

Aula interativa e apresentação

Além do estande, a Edebe teve dois momentos de integração maior com o público da BETT. O primeiro foi uma aula interativa na qual foi apresentado o Material Didático Digital da Rede Salesiana de Escolas em plenário aberto com a participação de 45 pessoas. O segundo momento foi um café da manhã oferecido pela Edebe para apresentar a parceria entre a Edebé-Espanha e a Rede Salesiana Brasil. “Para este café foram previamente convidados 30 representantes dos mais variados segmentos da educação do Brasil e da América Latina. Porém, fomos surpreendidos com a participação de 52 representantes. Apresentamos como se deram a parceria e os projetos em comum, bem como a criação da Edebe Brasil”, conta Cíntia Lapa.

A assessora da RSE ressalta que a atuação conjunta na BETT demonstrou os benefícios da parceria firmada entre a Rede Salesiana Brasil e a Edebé-Espanha. Para ela, a troca de experiências, o know how adquirido por ambas em seus distintos mercados e o desejo conjunto de inovação possibilitam a consolidação da Edebe-Brasil no mercado editorial. 

Considerando a BETT como uma ótima oportunidade para refletir sobre o uso das novas tecnologias na educação, a Edebe e a Rede Salesiana de Escolas já confirmaram a participação na próxima edição do evento, que será realizada em maio de 2014, em São Paulo, simultaneamente com a Feira Educar.

 

Sobre a BETT

Já em seu trigésimo ano, a BETT é um encontro global da comunidade de tecnologia da comunicação em educação, realizada com o objetivo de promover a descoberta das novas tecnologias e o conhecimento para um aprendizado permanente. A edição latino-americana do evento foi composta pelo encontro da Cúpula de Liderança da BETT América Latina, com conferências de especialistas mundiais e grupos de trabalho, e pelo Fórum de Desenvolvimento Profissional de Professores.

A Edebe foi uma das patrocinadoras da BETT e teve como palestrantes na cúpula o diretor-geral da Edebé-Espanha, Antonio Garrido, e a diretora editorial da Edebe-Brasil e responsável pelo Editorial Digital da RSE, Cíntia Cristina Bagatin Lapa.

 

Salesianos do Brasil e da Espanha se unem em prol da educação

A parceria entre a Rede Salesiana Brasil e a Editora Edebé, da Espanha, nasceu de uma demanda da missão educativa pastoral salesiana no Brasil. Com a missão de integrar e apoiar as diversas redes e instituições que a integram, a RSB realizava, em 2011, pesquisas para a produção do Material Didático Digital da Rede Salesiana de Escolas. Por recomendação do Reitor-mor, Pascual Chávez, representantes da RSB foram a Barcelona conhecer o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Editora Edebé.

A Edebé já dispunha à época de ferramentas e plataformas pioneiras no segmento de educação digital. Para trazer essas novas tecnologias educacionais ao Brasil, a RSB e a Edebé-Espanha firmaram uma parceria que resultou na criação da editora Edebe-Brasil - que será inaugurada oficialmente em 21 de novembro. Os primeiros projetos dessa parceria serão o Material Didático Digital da RSE, que começará a ser implantado no ano que vem, e o Esemtia, uma plataforma de gestão acadêmica com o intuito de facilitar o trabalho dos gestores e integrar as comunidades educativas pastorais salesianas.

 

COMENTÁRIOS

faça um comentário

Ainda não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!